Meu bebe retorna muito leite após uma mamada, saiba como identificar se é refluxo!




Pra quem tem um bebezinho em casa, ficar com a roupa cheirando a leite é algo bem comum! Um grande medo ronda  a mente das mamães, que sempre se perguntam se as famosas ´´golfadas´´ são ou não refluxo e podem apresentar algum perigo para o bebe.

Quando o bebe esta sobre livre demanda, as glândulas mamarias tendem a produzir leite necessário para a alimentação. As vezes em excesso, pode acontecer do bebe não conseguir mamar todo o leite ofertado pela mãe, cada caso precisa ser visto com suas particularidades, tanto o excesso de leite como a falta dele. A amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses é importante para a adaptação do aparelho digestivo do bebe que ainda está se acostumando com os alimentos que futuramente terá que digerir, os quais através do leite materno ele começa a entrar em contato e se alimenta ali de todos os nutrientes que precisa nessa fase.

Em algumas mamadas, é comum o bebe retornar leite pela boca, as famosas golfadas! Isso acontece por vários motivos: O bebe ingeriu uma grande quantidade de leite, ou o bebe não arrotou após a mamada, simplesmente pelo motivo de que junto do leite entra ar, e esse ar precisa sair. Quando amamentamos na horizontal, o bebe fica muito deitado, pode aumentar os episódios de retorno também. O próprio esôfago do bebe ainda está em adaptação, o que também pode ser um motivo para o regurgitamento.

O que podemos fazer para amenizar esse retorno:

·       .  Coloque sempre seu bebe para arrotar, aproveite ate os intervalos das mamadas, aqueles momentos que ele para pra descansar. Se ele já usa fórmula, o volume de leite que sai da mamadeira pode estar sendo pouco, o que aumenta a entrada de ar;
·         . Oferte o alimento com o bebe o mais sentado possível, isso facilita o trabalho do aparelho digestivo;
·        .  Quando colocar o bebe pra dormir, tente deixar o colchão dele levemente inclinado , para facilitar também a saída de ar;

O regurgitamento é normal, o leite que fica no estomago do bebe terá nutrientes suficientes para alimentá-lo. Se seu bebe golfar um volume grande de leite, consequentemente ele vai querer mamar mais! Isso não significa que ele é guloso, mas sim que precisa se sentir saciado!

É preciso apenas observar que o volume de leite regurgitado nunca é o mesmo ou mais do que o volume mamado pelo bebe. Se o volume for grande, pode ser vomito sim, o que afetará o ganho de peso do bebe e a nutrição. Observar o bebe é sempre importante, e logo nesses sinais consultar o Pediatra. Se o bebe mama muito, vai golfar mais,  porém o vomito é um volume muito maior de leite, geralmente sai em ´´jato´´ e podem sim, ter outras questões envolvidas.

Importante! Não deixe de ofertar o peito para o bebe quando ele está na livre demanda por causa do regurgitamento de leite. As vezes quem não compreende essa importância, vai dizer que você esta exagerando, dando muitas vezes o peito,etc... O regurgitamento de parte do leite mamado é normal, não significa que você tenha que alimenta-lo menos! Ao contrário, o bebe vai acabar pedindo mais, e se ele não arrotar, você vai observar que o choro pode aumentar pois ele ficará com gases, o que incomoda muito o bebe durante o processo digestivo.

Espero que este artigo tenha sido útil para você! Deixe seu comentário caso tenha alguma dúvida!
Acesse nossas redes sociais:



Obrigada!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Papel da Doula

Plano de Parto