O Papel da Doula


O papel da DOULA



Doula significa mulher que serve. Nesse caso, falamos de uma figura feminina que serve a outramulher durante o trabalho de parto. O papel da doula, tem sido visto e reconhecido a cada dia, principalmente por fazer grande diferença no sucesso em desfechos de partos naturais, humanizados e respeitosos. 

É uma figura que compõe a cena do parto, mas não substitui os profissionais de saúde realizadores do parto (pois a doula não pode realizar procedimentos ) assim como ao acompanhante (pode ser o pai ou quem a parturiente escolher). Durante o trabalho de parto, a doula tem o papel de orientar a gestante e seu acompanhante com os acontecimentos e etapas do trabalho de parto, acalmar a parturiente, promover analgesia através de massagens, mudança de posições, compressas e movimentos que favoreçam a gestantes ao conforto e alivio das contrações. 
O papel da doula certamente não se restringe ao momento do parto, é extremamente necessário que a doula realize encontros pré-natais com o casal ou a gestante e seu acompanhante de preferência, para orientações e preparo deste momento tão esperado. 

Vários fatores são importantes para que o parto flua dentro de sua normalidade:

1. Preparo da gestante e conhecimento do seu corpo e dos acontecimentos do parto;
2. Boa escolha de um acompanhante que posso compreender e auxiliar a parturiente em todo o processo;
3. Boa interação com a equipe de saúde que estará acompanhando a gestantes durante o trabalho de parto;
4. Acompanhamento através de consultas pré-natais com equipe de saúde e com a doula;
5. Realização de todos os exames pré-natais, que exclua riscos a mãe e ao bebe;
Vale lembrar que, independente do local que a parturiente esteja , seja em maternidade pública ou privada,  ela tem garantido por lei a presença de 1 acompanhante e da doula durante todo o processo, até mesmo se o desfecho do parto venha ser cirúrgico.

  
E pra finalizar, a doula também é fundamental no pós-parto! o papel da doula é concluído em consultas pós parto para orientação a mãe quanto ao banho do bebe, amamentação e demais cuidados com o recém-nascido.



Doula não faz parto, faz parte!

Se você quer ter uma doula ou saber mais sobre este serviço, mande um e-mail para providenciando@gmail.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Plano de Parto

Meu bebe retorna muito leite após uma mamada, saiba como identificar se é refluxo!